Domingo, 20 de agosto de 2017
"As oportunidades surgem para todos, mas à porta de cada uma está escrito: Empurre!" (Ap. Sinomar)

NOSSA LUTA NÃO É CONTRA A CARNE

 

“pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. Efésios 6:12

Objetivo do primeiro estudo:

·      Identificar a diferença entre carne e espírito, e levar a cada um a fazer o compromisso de ser mais íntimo de Jesus.

·      Explicar a tricotomia (este é o termo utilizado para designar a interpretação de que o homem se compõe de três partes) do homem.

·      Levar os irmãos ao arrependimento genuíno.

Introdução: Devemos ter cuidado para nunca guerrearmos contra oponentes humanos como se fossem verdadeiros inimigos e também contra a ideia de que a batalha pode ser travada usando recursos meramente humanos.

Nossos verdadeiros inimigos não podem ser vistos, eles ficam no ponto cego da caminhada. Por trás das ações desconfortáveis estão os inimigos.

Ponto cego é uma expressão usada quando estamos dirigindo um veículo e não temos a visão total do que está a nossa volta. Iremos esse mês identificar os “pontos cegos” da nossa caminhada cristã, entendendo que precisamos discernir o que é natural e o que é espiritual.

1)    As três partes do ser humano (Tricotomia):

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

Entendemos que o ser humano é formado por três partes representadas abaixo:

2)    Espírito x Carne:

Quando aceitamos a Jesus o nosso espírito é regenerado. Com a caminhada cristã entendemos que nossa alma pode ser curada e transformada, pois aprendemos a perdoar e a sonhar os sonhos de Deus, mas nossa carne não se converte, ela sempre irá pender para o pecado, por isso precisamos ser pessoas disciplinadas em nossa vida cristã.

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”. Gálatas 5:17

3)    Identificando as obras da carne:

A Bíblia é muito pontual sobre o que representa a carne, ou as obras da carne, precisamos identificar cada uma dessas obras para que o arrependimento seja gerado e assim nos aproximamos de Deus.

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. Gálatas 5:19-21

4)    O Fruto do Espírito:

Quando nos convertemos ao evangelho, nosso espírito é regenerado e assim passamos a ser pessoas diferentes. Uma demonstração clara dessa mudança é o fruto do Espírito manifesto em cada um.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”. Gálatas 5:22-24

Conclusão: Precisamos identificar aquilo que nos afasta de Deus, após identificarmos esse “ponto cego”, lutaremos para resolver, seja arrependimento, perdão, cura da alma, etc.

 

 

MLP - Agosto 2017

Bpo. André Torres

© 2010 - Todos os direitos reservados Ministério Apostólico Luz para os Povos
www.luzparaospovos.org.br   webdesigner: cristiano souza   sistema: coweb